A B C Da pele! 

08/05/2017
ABC da Pele


A


A (vitamina)

Há dois tipos. O primeiro é o palmitato de retinol, um derivado da vitamina A com função hidratante e regeneradora, indicado para tratar peles secas e cansadas. O segundo engloba os retinóides, derivados da vitamina A na forma ácida, como o ácido retinóico (ou tretinoína) e a isotretinoína. Eles regulam a produção de sebo, evitam o aparecimento de cravos e ainda previnem ou eliminam rugas. As vitaminas podem ser encontradas em diversos produtos do mercado, em cremes manipulados em farmácia e também em comprimidos. A Natura também utiliza a vitamina A pura (retinol) que é indicada para ativar a renovação celular, minimizando rugas.


Ácido

Nome dado a diversas substâncias com função ácida que, em contato com a pele, combatem o envelhecimento e regulam a produção de óleo. Vários componentes que agem como anti-sépticos calmantes ou cicatrizantes também estão dentro dessa categoria. Os ácidos mais usados em tratamentos de pele são retinóico, ATA (ácido tricloroacético), glicólico, salicílico, ascórbico, málico, bórico, kójico, fólico e aminolevolínico.


Acne

Doença inflamatória que surge quando as glândulas sebáceas produzem gordura em excesso. O sebo obstrui os poros e deixa o ambiente propício à proliferação de bactérias, responsáveis pela inflamação da pele e pelo surgimento de espinhas. Existem vários graus de acne:

Grau 1 - Caracterizado apenas pela presença de cravos (comedões) escuros ou brancos.

Grau 2 - Inclui também o aparecimento de espinhas com inflamação.

Grau 3 - Quando há cravos, espinhas e cistos.

Grau 4 - Engloba todos os itens acima e também nódulos, cicatrizes e quelóides.

A acne pode ser causada por fatores hereditários, hormonais (ovários policísticos e maior produção de hormônios masculinos) ou pelo uso errado de cosméticos oleosos. Há diversas maneiras de tratar o problema: com a prescrição de antibióticos, a aplicação de produtos secativos ou ácidos e os peelings a laser. Todos os tratamentos procuram diminuir a produção de sebo e combater as bactérias causadoras da acne.


Adapaleno

Derivado da vitamina A. Usado para tratar acne de graus 1 e 2.


Adstringente

Líquido utilizado para remover o excesso de oleosidade da pele e os resquícios de maquiagem e poluição. Realiza uma limpeza mais profunda do que a feita pelo tônico. Geralmente composto de ácido salicílico, extrato de hamamélis e argila, deve ser usado duas vezes ao dia - após o produto de limpeza e antes do hidratante ou creme noturno. A loção adstringente ajuda também a controlar a produção de sebo.


Alantoína

Substância emoliente, com ação protetora e cicatrizante.


Alexandrite

Laser usado para secar vasinhos e atrofiar o crescimento de pêlos. Seu feixe de luz é atraído pela coloração dos pigmentos no local da aplicação. Portanto, não atinge a área ao redor. O tratamento, realizado em consultório médico, deixa a área sensível e com vermelhidão intensa. Durante a recuperação, forma-se uma crosta, que cai em pouco mais de uma semana. Para secar vasos, são necessárias de três a dez sessões, a cada 15 dias. Para eliminar pêlos, são suficientes cerca de oito sessões em cada região, com intervalos de um mês entre elas. É preciso proteger a pele com bloqueador solar até o fim do tratamento.


Alfabisabolol

Extraído da camomila, possui ação calmante, antiinflamatória e bactericida. É encontrado em formulações antiacne, cremes ácidos antienvelhecimento e hidratantes para pele sensível.


Alfahidroxiácidos (AHAs)

Família de ingredientes ácidos derivados do leite, de frutas e da cana-de-açúcar. Alguns exemplos: ácidos glicólico, fítico, málico e mandélico. Todos eles ajudam na renovação celular, prevenindo o envelhecimento. No mercado, você encontra os AHAs, em doses de até 4%, em diversos cosméticos de uso noturno. Concentrações mais elevadas são reservadas às fórmulas manipuladas, recomendadas por dermatologistas ou cirurgiões plásticos, e aos peelings realizados em clínica.


Alloderm

Enxerto dérmico proveniente de bancos de pele dos Estados Unidos. No laboratório, a pele doada passa por reações químicas para a retirada das células, permanecendo apenas uma placa gelatinosa composta de fibras colágenas. Esse material serve para aumentar o contorno dos lábios ou preencher vincos no rosto. O implante é feito assim: o médico aplica anestesia local, cava um "túnel" subcutâneo com o auxílio de uma agulha finíssima e injeta o Alloderm. Por ser uma substância extraída do tecido humano, é incorporada ao organismo depois de injetada.


Aloe vera

Substância extraída da babosa. Tem propriedades emoliente, protetora e cicatrizante.


Aminolevolínico

Ácido com eficácia comprovada, há cinco anos, para o tratamento de lesões pré-cancerígenas e alguns tipos de câncer de pele. Atualmente também está sendo indicado para apagar manchas e eliminar rugas profundas e superficiais. A aplicação é feita por um médico, que passa o produto sobre a pele e, em seguida, cobre-a com um filme plástico por até seis horas. Depois desse período, retira-se o filme, remove-se o excesso de produto e aplica-se um peeling a laser. Em contato com o ácido, ele remove a primeira camada da pele e ainda estimula o rejuvenescimento das células. No local da aplicação surge uma casca, que cai em uma semana. Ela dá lugar a uma pele nova e avermelhada, sem rugas e manchas. Durante um mês, é preciso proteger o rosto com bloqueador solar. Uma única sessão é suficiente.


Antiandrógenos

Comprimidos que reduzem a produção de hormônios masculinos. São muito usados no tratamento da acne e podem ser encontrados sob os nomes comerciais de Flutamida, Ciproterona e Aldactone. Mas atenção: nunca tome medicamentos sem antes consultar o médico.


Antioxidante

Componente constituído por moléculas que impedem a oxidação das células da pele, provocada por agressores externos como sol, vento, cigarro e poluição. Previne assim o envelhecimento. Alguns exemplos de antioxidantes: vitaminas A e E, extrato de chá verde e coenzima Q10. Geralmente, essas substâncias compõem cremes hidratantes e devem ser usados diariamente.


Anti-séptico

Nome dado a substâncias com ação bactericida e higienizante. Usado em adstringentes, loções antiacne, cremes pós-depilação e sabonetes.


Arbutin

Agente despigmentante de eficácia moderada. Ele consegue atenuar apenas manchas claras, por isso é excelente para ser usado de forma preventiva. Costuma estar presente em algumas fórmulas hidratantes e cremes de uso noturno.


Argila

Cicatrizante e secativa, entra na composição de máscaras faciais para peles oleosas. Ela retira o sebo da pele e ajuda a regularizar a produção das glândulas sebáceas.


Artecoll

Implante gelatinoso indicado para preencher rugas e vincos. Constituído de 25% de microesferas de PMMA (material sintético chamado polimetilmetacrilato) e 75% de colágeno bovino, é injetado pelo médico na derme com uma agulha. O resultado é temporário: dura até 12 meses. Nesse período, pode deixar a pele com textura "emborrachada". Por essa razão, não tem sido muito usado.


ATA

Sigla para ácido tricloroacético. Usado em peelings médios e profundos em concentrações que variam de 1 a 7%. Ele retira a camada superficial da pele, dando lugar ao surgimento de uma nova, sem manchas nem rugas. Uma única sessão de ATA (realizada em consultório) costuma reverter os sinais de envelhecimento; porém, seu modo de ação é um tanto agressivo e costuma gerar sintomas desagradáveis no pós-operatório. Uma crosta aparece e permanece por cerca de dez dias. Depois disso, é substituída por uma pele vermelha e bastante sensível. Nessa fase, pode também ocorrer inchaço. Por três meses, é preciso usar um bloqueador solar diariamente e fugir do sol.


Azelaico

Ácido que clareia sardas e melasmas (manchas causadas pelo sol). Também desobstrui os poros e combate a acne. Pode ser encontrado em cremes prontos ou manipulados, que devem ser usados duas vezes ao dia, após o hidratante e o creme noturno


B


B (vitamina)

Existem três tipos da vitamina, e cada um deles com uma função específica. A B6 regula a secreção sebácea; a B3 age como antioxidante; e o pantenol (pro-vitamina B) tem ação cicatrizante e lubrificante. A vitamina B3 e o pantenol podem ser inseridos em cremes manipulados em farmácia para ser usados duas vezes ao dia, depois do hidratante e do cosmético noturno.


Betacaroteno

Substância presente em certos alimentos, como mamão e manga, e em comprimidos. Quando ingerida, vai para a corrente sanguínea e depois para a pele. Ela dá um tom levemente alaranjado à epiderme, por isso é recomendada para acelerar o bronzeado. O betacaroteno também funciona como um refletor dos raios solares, protegendo a pele de seus efeitos nocivos.


Betahidroxiácidos

Sinônimo para ácido salicílico. Têm diversas funções: apagar manchas e rugas, diminuir a produção de sebo e melhorar o viço e a textura da pele. Em concentrações baixas (de 1 a 5%), são indicados para as fórmulas de sabonetes, loções adstringentes e cremes faciais e corporais. Sua ação é suave e raramente deixa a pele vermelha. Em quantidades elevadas (de 20 a 30%), são usados em peeling seriado, ou seja, feito em etapas. O tratamento completo dura cinco ou seis aplicações, com intervalos de dez dias. Na primeira semana, a pele pode ficar avermelhada e descamar. Portanto, é necessário protegê-la com bloqueador solar até os sintomas desaparecerem.


Bifásica

Denominação dada à emulsão cosmética com dois ingredientes que não se misturam na embalagem. Para isso ocorrer, eles ficam suspensos dentro de válvulas e só se unem fora do frasco no ato da aplicação. Note: a incompatibilidade entre os componentes não altera em nada a eficácia na pele.


Bórico

Ácido com função anti-séptica. Geralmente é incluído nas

formulações de loções tônicas e adstringentes.


Botox

Um dos nomes comerciais da toxina botulínica A (o outro é Dysport). A substância, injetável por um dermatologista ou cirurgião plástico, é usada para paralisar os músculos da face ou do pescoço onde há rugas. Ela impede as contrações musculares, pondo fim à formação de novas linhas de expressão. O efeito dura de quatro a seis meses.


C


C (vitamina)

Conhecida também como ácido ascórbico, é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, causadores do envelhecimento. Ainda é antiinflamatória, estimula a síntese de colágeno, que dá firmeza à pele, e clareia manchas. Pode ser encontrada em comprimidos, em pó concentrado (para ser misturado ao hidratante) ou na composição de cosméticos. Muitos especialistas recomendam a aplicação de vitamina C dia sim, dia não, alternando seu uso com o ácido retinóico, que facilita a atuação do antioxidante.


Camada basal

Nível mais profundo da pele, onde há renovação celular

constante. Aqui também se localiza a melanina, pigmento que protege e dá cor à epiderme.


Camada hidrolipídica

É a mais superficial de todas as camadas da pele. Protege contra qualquer tipo de agressão externa, como vento e poluição.


Ceramida

Substância presente naturalmente na pele. Ela retém água e regenera a camada hidrolipídica. O problema é que, com o passar dos anos, o corpo diminui a produção de ceramidas, resultando em aparecimento de rugas e ressecamento. Uma maneira de combater o problema é usar cosméticos à base do próprio ativo, como hidratantes e nutritivos, uma vez ao dia.


Chá verde

O extrato tem função antioxidante. Nas fórmulas dos cosméticos, geralmente é associado à vitamina nicotinamida e ao DMAE com o intuito de retardar o envelhecimento e combater a flacidez muscular ao redor dos olhos e no pescoço.


Clareador

Cosmético com ingrediente que reduz a hiperpigmentação da pele causada pela exposição solar ou por alterações hormonais. As substâncias clareadoras mais utilizadas são hidroquinona, ácido kójico, arbutin e ácido azelaico. Se você já passou dos 30 anos, procure alternar o uso do produto com a aplicação de ácido retinóico ou de AHAs para potencializar o efeito do despigmentante.


Clear Light

Aparelho que emite uma luz de ação antiinflamatória, ideal para tratar peles acnéicas. O procedimento é realizado em clínica e o médico costuma receitar também o uso de antibióticos via oral. Para bons resultados, é preciso se submeter a dez aplicações, duas por semana. Se depois de alguns meses a acne voltar, é recomendável fazer uma manutenção quinzenal ou mensal. A exposição solar é permitida durante todo o período.


Cloasma

Mancha castanho-escura que comumente aparece no rosto das gestantes. Durante essa fase, há uma produção elevada de hormônios femininos, que deixam a pele sensível à radiação solar. Resultado: hiperpigmentação. Por isso, é importante aplicar filtro solar diariamente até a hora do parto.


CO2

Laser indicado para eliminar rugas profundas e manchas extensas. Segundo especialistas, oferece ótimos resultados em uma única aplicação. Porém, o procedimento é agressivo: feito em centro cirúrgico, pede anestesia local com sedação ou geral. Durante a recuperação, a pele ganha uma crosta marrom, que depois de alguns dias é substituída por uma superfície nova, de cor avermelhada. A face começa a clarear após 15 dias. É necessário usar bloqueador solar - até a tonalidade ficar uniforme.


Cobre

Mineral produzido naturalmente pelo organismo com a função de enrijecer a pele. Como ele se desgasta com o passar dos anos, é necessária uma reposição por meio de alimentos específicos (verduras e frutas) e comprimidos receitados pelo médico. O cobre já faz parte da composição de alguns cremes faciais, porém ainda não há pesquisas que comprovem sua eficácia cosmética.


Colágeno

Proteína que compõe as fibras da pele, assim como de várias outras estruturas corporais, como tendão, osso e cartilagem. Assegura a elasticidade e a firmeza da pele.


Cooltouch

É um tipo de laser bastante eficaz para exterminar rugas superficiais. Ele aquece o nível mais profundo da pele e eleva a produção de colágeno, preenchendo o vinco. A aplicação deixa a pele vermelha um único dia. O filtro solar (fator, no mínimo, 15) deve fazer parte da rotina diária de cuidados para evitar o surgimento de novas marcas. O tratamento é feito no consultório médico e dura até dez sessões, com intervalo de um mês entre cada uma.


Corticóide

Medicamento que, se usado de forma injetável, faz uma retração das fibras de colágeno e elastina, diminuindo cicatrizes e quelóides. Aplicado de forma tópica, tem ação antiinflamatória, que abranda vermelhidão na pele.


Cosmecêutico

Nome dado a produtos que funcionam quase como remédio. São formulados com princípios ativos em concentrações mais elevadas do que as usadas nos cosméticos em geral. Costumam ser receitados por dermatologistas, cirurgiões plásticos e especialistas em medicina estética.


Crioterapia

Tratamento indicado para eliminar manchas de pele. É feito apenas por médico, que usa uma pistola de gelo seco para "queimar" a mancha. A temperatura baixa, aplicada por dois segundos no local, sensibiliza a epiderme, provocando o surgimento de uma casca. Depois de dez dias ela cai, para dar lugar a uma superfície nova e rosada, que vai clareando aos poucos até igualar a tonalidade. Até que isso aconteça, é importante fazer uso de bloqueador solar todos os dias.


D


Dermatite solar

É um tipo de alergia ao sol que ocorre quando a pele está muito branca. O próprio organismo desencadeia a vermelhidão e as bolinhas que coçam como uma maneira de proteger a epiderme dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Algumas regiões do corpo são mais atingidas, como braços, colo e coxas. Os sintomas costumam desaparecer em uma semana.


Derme

É a segunda camada da pele, composta de: fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação; vasos sanguíneos, que transportam e distribuem os nutrientes; e terminações nervosas, que dão sensibilidade ao toque. Na juventude, essa camada é larga e tem as fibras organizadas. Com o passar do tempo, e com as agressões externas, ela torna-se fina e irregular. Isso gera flacidez e o aparecimento de rugas. Para retardar o processo, é aconselhável usar cremes à base de ácido retinóico e estrógeno. Essas são as únicas substâncias comprovadamente capazes de agir na derme sem ser filtradas pela camada basal.


Diidroxiacetona (DHA)

Solução alcoólica presente nas fórmulas dos autobronzeadores que colore a pele com uma tonalidade marrom-alaranjada. O bronzeado fake dura três ou quatro dias e desaparece se você não reaplicar o produto com freqüência.


Dióxido de titânio

Filtro físico que impede a penetração do sol na pele.


DMAE

Abreviação de dimetilaminoetanol, substância extraída de peixes como salmão e sardinha. É capaz de aumentar os níveis de colina da pele, um ativo que estrutura as fibras musculares, potencializando seu poder de sustentação. Vem sendo usada em cosméticos de combate à flacidez. Você pode comprar o produto pronto ou solicitar uma fórmula manipulada para o dermatologista. Logo depois de aplicado, o DMAE tem efeito tensor (estica a

pele) que dura até 12 horas.



E


E (vitamina)

Nome dado ao acetato de tocoferol. Por ser um excelente antioxidante, protege a pele contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Além disso, a vitamina é altamente hidratante.


Efélides

Sinônimo para sardas, pequenas manchas castanhas e arredondadas que aparecem em peles claras que se expuseram muito ao sol. São mais comuns na face, no colo e nos ombros.


Elastina

Proteína fibrosa, elástica, produzida naturalmente pelo organismo para dar sustentação à pele.


Emoliente

Substância que amacia a pele e é encontrada em hidratantes.


Epiderme

É a primeira camada da pele. Ela é subdividida em dois níveis: a que fica na superfície, chamada córnea, composta de células de queratina; e a que vem logo abaixo, de nome basal, onde nascem as células. Nas peles jovens, sua textura é fina e homogênea. Nas maduras, ela se apresenta áspera, irregular e mais grossa. Os cosméticos antienvelhecimento prometem retardar essas características, prevenindo o aparecimento de rugas e a flacidez.


Erbium

Assim como o CO2, é um laser que elimina rugas profundas e manchas intensas em uma única aplicação. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia local com sedação ou geral. O pós-operatório é parecido com o dos peelings agressivos: primeiro aparece uma crosta; quando ela cai, surge uma pele vermelha, que vai clareando aos poucos até igualar a tonalidade. Durante esse período, é proibido abrir mão do bloqueador solar.


Eritema

O mesmo que vermelhidão. Costuma decorrer de exposição solar excessiva, tratamentos com ácidos e alergia a cremes. O sintoma pode ser passageiro ou persistente e comumente é tratado com cremes calmantes à base de corticóides, cosméticos refrescantes ou cicatrizantes.


Estrógenos

Hormônios femininos presentes nas fórmulas de cremes manipulados com receita médica. Eles estimulam a produção de colágeno e enrijecem a pele.


Esfoliante físico

Produto formulado com pequenos grânulos redondos e macios. Ao serem massageados sobre a pele, retiram o excesso de óleo e as células mortas, favorecendo a absorção dos princípios ativos dos cosméticos. Esse tipo de produto não pode ser aplicado mais de uma vez por semana, pois provoca irritação. Também deve ser evitado em peles acnéicas e em tratamento com ácido retinóico. Para peles oleosas, os produtos Natura podem ser usados até duas vezes por semana.


Esfoliante químico

Solução à base de ácido glicólico, alfahidroxiácidos, ácido salicílico, resorcina, ATA, ácido retinóico ou uréia em doses elevadas. Aplicada em consultório médico, provoca descamação da pele, afinando a epiderme e criando um espaço maior entre as células, que facilita a penetração das substâncias dos cosméticos. Também ajuda a suavizar manchas.


Extrato córneo

Sinônimo para camada córnea, a mais superficial da pele. Apresenta diferentes espessuras nas várias partes do corpo: é mais grossa em locais de freqüente atrito, como joelhos, cotovelos, planta dos pés e palma das mãos; e muito fina nas pálpebras e no dorso das mãos. A única região que não é coberta pelo extrato córneo é a boca. Por isso, os lábios ressecam e descamam com tanta facilidade.

F


Fenol

Espécie de ácido que faz um peeling profundo na pele em uma única aplicação. Alguns médicos preferem usá-lo em concentrações baixas, de 20%. Outros optam por doses mais elevadas, de até 80%. Seja qual for a quantidade, o fenol combate os sinais extremos de envelhecimento de forma eficaz. Porém, o tratamento tem sido pouco usado por expor a paciente a diversos riscos. Primeiro, pode manchar peles morenas e criar uma diferença

de cor entre o rosto e o pescoço. Segundo, por ser um procedimento invasivo, realizado em centro cirúrgico, com anestesia local e sedação e monitoramento das funções cardíacas. Terceiro, gera um pós-operatório traumático: forma-se uma crosta que, quando cai, dá lugar a uma pele bem vermelha. Os sintomas demoram de dois a seis meses para desaparecer.


Filtro solar

Substância bloqueadora dos raios UVA e/ou UVB, que estão associados ao envelhecimento e ao câncer de pele. Há dois tipos de filtro: o físico (óxido de zinco ou de titânio) protege a pele formando uma espécie de película que bloqueia a passagem da radiação solar; e o químico provoca diversas reações químicas que impedem a absorção dos raios. Ambos são igualmente eficazes e estão presentes em diversas fórmulas do mercado em graus (FPS) que vão do número 2 ao 60. Muitas vezes o filtro é incluído no hidratante e, então, basta aplicá-lo diariamente para estar a salvo dos efeitos nocivos do sol. Mas, se o produto não possuí-lo, a ordem é usar primeiro o hidratante e depois o filtro solar.


Fítico

Um alfahidroxiácido derivado do arroz. Clareia manchas e renova as células, prevenindo o envelhecimento. É incluído na composição de cremes faciais a 1%.


Fitofotomelanose

Alergia caracterizada pelo aparecimento de queimaduras, ardor e posteriores manchas amarronzadas. Surge quando a pele entra em contato com plantas ou frutas ácidas (como laranja, limão e tangerina) e em seguida é exposta ao sol.


Fólico

Ácido que regula a oleosidade da pele, age como cicatrizante e calmante. Encontrado em loções adstringentes e também em forma de comprimidos.


Folículo piloso

É a estrutura que engloba glândula sebácea, músculo, matriz (ou raiz) do pêlo, o próprio pêlo e o canal por onde ele cresce até chegar à superfície e sair pelo poro.


G


Ginkgo biloba

Planta que combate os radicais livres, melhora a circulação sanguínea e tem ação antiinflamatória. É usada na composição de produtos anticelulite e de cremes para a região dos olhos.


Glicólico

Ácido da família dos alfahidroxiácidos. Age como esfoliante químico, retirando a camada superficial da pele e ampliando o espaço entre as células para facilitar a penetração de outros ativos. Pode ser encontrado em produtos industrializados ou manipulados em concentrações que vão de 3 a 10%. O ideal é usar uma vez ao dia. O ácido glicólico em doses elevadas, que variam de 20 a 70%, é recomendado por dermatologistas e cirurgiões plásticos como peeling. Nesse caso, o ideal é fazer sete sessões, com intervalo de dez dias entre elas. Ao tratar-se com o ácido, passe longe dos esfoliantes físicos - essa combinação danifica a pele.


Goretex

Implante sólido usado para preencher vincos ou aumentar os lábios. Está disponível na forma de placas retangulares, tiras finas ou tubos cilíndricos. Somente realizado em clínica, onde o médico aplica anestesia local para cavar um "túnel" subcutâneo com o auxílio de uma agulha finíssima e colocar o Goretex.



H


Herpes

Infecção cutânea causada por vírus adquirido pelo contato com pessoas infectadas. Ele fica armazenado no organismo para o resto da vida, manifestando-se somente em determinados períodos por fatores como exposição solar prolongada, stress e doenças do tipo gripe e pneumonia. Ao cair a resistência imunológica, aparecem pequenas bolhas geralmente próximas aos lábios, que após alguns dias são cobertas por crostas. Esse processo dura quase uma semana e depois desaparece naturalmente. Só um dermatologista está apto a indicar o tratamento mais adequado a cada caso.


Hialurônico

Ácido presente naturalmente em nosso organismo com a função de enrijecer e amaciar a pele. A partir dos 30 anos, diminui a produção da substância no corpo, sendo necessária uma reposição por meio de cremes manipulados em farmácia para evitar o surgimento de linhas de expressão e flacidez. O mesmo ácido tem sido usado também como material de preenchimento, encontrado sob os seguintes nomes comerciais: Restylane, Hylaform e Perlane. Os produtos têm consistência viscosa e são perfeitos para corrigir vincos ou cicatrizes e para aumentar o volume dos lábios.


Hiclato de doxaciclina

Antibiótico desenvolvido para combater a acne ainda em fase de teste nos Estados Unidos. Da mesma forma que os medicamentos tetraciclina e limecicline, ele regula a produção de sebo, diminuindo a inflamação. A vantagem é que a nova droga (eficaz também para aliviar problemas de gengiva) não ocasiona efeitos colaterais comuns a esse tipo de remédio, como desconforto estomacal e sensibilidade ao sol.


Hidratante

Produto com substâncias que preservam a umidade e recompõem a elasticidade da pele. Há três tipos de ingredientes ativos: os emolientes (como os ésteres, óleo mineral e óleos vegetais), que amaciam; os protetores (silicones e ceramidas), que formam uma película para impedir a perda de água; e os higroscópicos (glicerina e uréia), que também seguram as moléculas de água na epiderme, evitando sua evaporação. Esse grupo de substâncias é ideal para peles secas ou ressecadas, embora possa ser usado em todos os tipos.


Hidrolipídico

Manto, ou película, encontrado naturalmente na pele.

Constituído de água e óleo, protege a superfície contra o ressecamento e a descamação.


Hidroquinona

Substância despigmentante com a função de clarear sardas ou melasmas (manchas causadas pelo sol). Pode ser encontrada em cosméticos ou em fórmulas manipuladas, recomendadas por dermatologistas. O produto deve ser usado à noite, no lugar do hidratante.


Hiperpigmentação

Acúmulo de pigmento em alguns pontos da pele gerado por excesso de sol ou certos medicamentos, como anticoncepcionais. O resultado é o aparecimento de manchas escuras.


Hipoalergênico

Categoria de produto criado para dar uma menor possibilidade de causar reações alérgicas que outros produtos similares. Possui componentes selecionados com o mínimo de risco de irritação. Não é recomendado para tratar pele sensível. Se esse é o seu caso, recorra a um dermatologista para que ele indique uma das marcas de cosméticos disponíveis no mercado ou receite uma fórmula especial para ser manipulada.


Hipoderme

É a terceira camada da pele, constituída apenas de gordura. Ela protege as estruturas profundas do organismo, como ossos, músculos e órgãos, e define o contorno facial e corporal.


Hylaform

Material com consistência de geléia a base de ácido hialurônico retirado da crista do galo. Usado para preenchimento de rugas, vincos e cicatrizes ou para aumentar o volume dos lábios. Costuma causar inchaço, hematomas e vermelhidão após a aplicação. Mas esses sintomas são temporários e desaparecem em uma semana.




I


Isoflavona

Derivado da soja que age sobre a pele da mesma forma que os hormônios femininos, estimulando a produção de colágeno. Porém, seu efeito é mais discreto. Está na fórmula de cremes prontos ou manipulados. Deve ser usado de manhã e à noite.


Isotretinoína

Vitamina A de uso oral conhecida pelos nomes comerciais Roacutane, Isoacne e Accutane (este está à venda apenas nos Estados Unidos). Se ingerida diariamente, normaliza a produção de sebo, transformando peles oleosas e acnéicas em normais. A bactéria que causa a acne também é exterminada, pois passa a não encontrar mais um ambiente gorduroso para proliferar. Antigamente, a isotretinoína era indicada apenas para tratar a acne de graus 3 e 4. Hoje em dia, vem sendo usada para todos os graus e até mesmo para minimizar poros abertos e controlar a oleosidade. Sua eficácia é incomparável e permite que os pacientes associem a aplicação de cremes rejuvenescedores durante o uso da medicação. Mas atenção: a droga causa efeitos colaterais, como secura na boca e nas mucosas, alterações de exames laboratoriais e má formação do feto. Por isso, é proibido engravidar até o fim do tratamento, que dura de seis meses a um ano. Após esse período, é recomendável que ainda se aguardem mais três ou quatro meses para que a substância saia de vez do organismo.



J


Juventude

É o que todas nós queremos e o que a indústria cosmética vem oferecendo por meio de um arsenal de cremes antiidade com tecnologia de ponta.


L


Lactato de amônio

Super-hidratante, essa substância retém a água na pele. Também elimina o excesso de células mortas da superfície, amacia e combate asperezas e descamações. É indicada para peles ressecadas com regiões espessas, como mãos, cotovelos, joelhos e pés. Encontrada em cremes, que devem ser usados uma vez ao dia.


Laser

Sigla para Light Amplification of Stimulated Emission of Radiation. Traduzindo, esse é o nome genérico para diversos aparelhos que emitem feixes de luz monocromáticos e unidirecionais. Eles têm a função de eliminar manchas, rugas, vincos ou vasinhos. Os equipamentos são encontrados sob as marcas Cooltouch, Quantum, Vasculight, Photoderm, Rubi e Nd:YAG 532.


Lauril sulfato de sódio

É uma espécie de detergente, muito usado em sabonetes líquidos e cosméticos de limpeza. Retira a gordura da superfície da pele.


Lecitina

Tipo de lipídio que impede a perda de hidratação da pele. É, portanto, uma substância lubrificante.


Liftiline

Substância extraída do trigo, com efeito tensor imediato, porém temporário (dura cerca de seis horas). Usada em cremes para o rosto, que podem ser comprados prontos ou manipulados em farmácia.


Lifting

Técnica cirúrgica indicada para casos de flacidez facial intensa. O médico descola a pele da musculatura, recoloca os músculos flácidos no lugar ideal e fixa-os com pontos. Depois, estica a pele, corta o excesso e costura em regiões pouco visíveis (por exemplo, atrás da orelha, próximo à raiz do cabelo e rente aos cílios inferiores). A operação é feita sob anestesia local com sedação ou geral. Durante 24 horas, a paciente permanece com uma faixa, que facilita a adesão da pele ao músculo. Ao retirá-la, pode perceber a presença de hematomas, que vão clareando aos poucos. Ocorre inchaço, que aparece na primeira semana e dura três ou quatro meses.


Limeciclina

Antibiótico que reduz a produção de sebo e diminui a

inflamação. Usado para tratar acne moderada, graus 2 e 3.


Lipídio

Partícula gordurosa produzida pela glândula sebácea e encaminhada para a camada córnea para lubrificá-la e impedir a perda de água. Está presente em hidratantes e nutritivos específicos para peles secas e também em produtos para a região que contorna os olhos. Os cosméticos devem ser usados de manhã e à noite.


Lipossoma

É uma microcápsula recheada de substâncias benéficas para a beleza da pele, como vitaminas, colágeno, óleos e ceramidas. Ela é capaz de atravessar a barreira da epiderme e chegar até a derme. Lá, o lipossoma se abre, liberando os princípios ativos. Encontrado em cremes faciais e corporais, funciona como um veículo.



M


Magnésio

Mineral presente em nosso organismo. Durante a juventude, é produzido em quantidades suficientes para manter a sustentação da pele e evitar a proliferação de radicais livres. Com o passar do tempo, o estoque de magnésio diminui e, se não for reposto, a pele fica flácida e sem vida. É possível encontrar esse mineral em alguns alimentos, como leite, carne e legumes, suplementos vitamínicos ou cosméticos. O ideal é conversar com o dermatologista para descobrir o tratamento mais adequado para cada caso.


Málico

Tipo de alfahidroxiácido extraído da maçã. Deixa a pele viçosa e reluzente, refina os poros, clareia manchas e atenua rugas. Compõe cosméticos industrializados ou manipulados, em dosagens que variam de 10 a 15%. Deve ser usado uma vez ao dia, de preferência à noite. Durante o uso, é preciso proteger-se com filtro solar FPS 15.


Mandélico

Alfahidroxiácido extraído da amêndoa amarga. Está na fórmula de cosméticos prontos ou manipulados, em dosagens que variam de 5 a 10%. Deve ser usado uma vez ao dia, preferencialmente à noite. Também pode ser aplicado como peeling (as concentrações variam de 20 a 50%) por um médico. Daí, são necessárias de duas a três sessões. Após o tratamento, a pele fica vermelha por aproximadamente dez dias e chega a descamar um pouco. É importante usar filtro solar FPS 15 diariamente até o tom da pele voltar ao normal.



Manganês

Elemento encontrado no nosso organismo com as seguintes funções: combater a proliferação dos radicais livres, retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento e estimular o metabolismo ósseo para prevenir a osteoporose. À medida que envelhecemos, produzimos menos manganês. Mas dá para repor a quantidade perdida usando cosméticos antiidade com a substância e aumentando a ingestão de alguns alimentos, como carnes, legumes e verduras. Alguns médicos também acham necessário recomendar comprimidos a base de manganês, que fazem uma suplementação alimentar intensa.


Máscara facial

Produto com altas concentrações de princípios ativos que funciona pela oclusão. Quer dizer, forma uma película sobre a pele que mantém as substâncias em contato por mais tempo. Por isso, costuma surtir efeito rapidamente (30 minutos), sendo mais eficaz que os cremes de uso diário. Há versões de máscaras para peles envelhecidas, estressadas, secas, normais, oleosas e desvitalizadas. Escolha uma para a necessidade da sua pele e use-a uma vez por semana.


Melanócitos

Células responsáveis pela produção de melanina, pigmento que dá cor à pele. Diferentemente do que muita gente pensa, pessoas morenas não têm maior número de melanócitos, mas, sim, células mais ativas. Em contato com o sol, elas fabricam maior quantidade de melanina, bronzeando ainda mais a superfície.


Melasma

Mancha castanha que surge na face em conseqüência de alterações hormonais, exposição solar prolongada e tendência genética. O melasma pode ser desencadeado por apenas um desses fatores ou pela combinação deles.


Metilacrilato

Material de preenchimento composto de microesferas dispersas em gel, encontrado com o nome comercial Metacrill. É aplicado por um dermatologista ou cirurgião plástico, por meio de injeção, para eliminar vincos e cicatrizes ou aumentar o volume dos lábios. O efeito dura de oito a 12 meses. A substância pode causar alergia. Por isso, é necessário se submeter a um teste antes do tratamento. Esporadicamente, pode causar reações inflamatórias intensas, como o aparecimento de vermelhidão e nódulos. Cremes e injeções à base de corticóides costumam resolver o problema.


Metronidazol

Antibiótico oral indicado para tratar rosácea.


Microdermoabrasão

Tratamento esfoliante feito com aparelho que solta jatos de partículas de cristais de ácido de alumínio. Os cristais friccionam a epiderme, suavizando rugas finas e eliminando manchas. São necessárias de três a seis sessões, com intervalo semanal entre cada uma.


Miniciclina

Antibiótico oral indicado para tratar rosácea, uma vermelhidão com pequenos vasos que comumente aparece nas peles sensíveis.


Mista

Tipo de pele que apresenta algumas regiões oleosas - em geral, queixo, nariz e testa, a zona T - e outras secas.




N


Nanosfera

Denominação de um tipo de microesfera colocada em cosmético. Encapsula certas substâncias (como as vitaminas A, C e E) com a intenção de protegê-las do contato com o ar, evitando assim que ocorra uma oxidação e o efeito seja comprometido. A cápsula rompe-se no momento exato em que toca na pele e o princípio ativo penetra rapidamente na epiderme, sem degenerar-se.


Nd:YAG 532

Laser indicado para eliminar manchas solares. Quando o feixe de luz atinge a melanina (pigmento que dá cor à pele), ela absorve o calor e se dissolve, sendo reabsorvida pelo organismo depois. Uma única sessão, feita no consultório médico, costuma ser suficiente.


Neve carbônica

Nome dado ao gás carbônico em estado sólido, resfriado a cerca de 50°C. É usado no tratamento de crioterapia. O frio intenso queima a pele, favorecendo a renovação celular.


Nicotinamida

Sinônimo para vitamina B3, que age como antioxidante. É incluída na formulação de cremes faciais e corporais.


NMF

Sigla para Natural Moisturizing Factor, que se refere ao conjunto de substâncias encontradas na pele, como uréia e PCA-Na, que tem a função de manter os níveis ideais de hidratação. Os laboratórios sintetizam essas substâncias naturais para incrementar a fórmula de cremes para peles secas ou ressecadas.



O


Octil Metoxicinamato

Filtro químico que bloqueia a ação dos raios ultravioleta A (UVA ) e ultravioleta B (UVB).


Octil Salicilato

Filtro químico que reflete somente os raios UVB.


Oil free

Quer dizer livre de óleo e é a denominação dada aos produtos indicados para peles oleosas e mistas.


Oleosa

Tipo de pele com produção excessiva de sebo. Pode apresentar cravos e eventualmente acne com inflamação, porém não de forma crônica.


Oligoelementos

Ou oligominerais. São substâncias inorgânicas, como selênio, manganês, zinco, ferro e cobre, encontradas no organismo, que combatem a formação de radicais livres. Estão presentes, na forma sintética, nas composições dos cosméticos antiidade.


Ósteo folicular

Denominação do local por onde o pêlo sai: poro.


Oxidação

Reação química que ocorre com todo organismo vivo na presença de oxigênio. Alguns princípios ativos são mais predispostos à oxidação, como as vitaminas A, C e E. Se isso acontecer, eles simplesmente perdem a eficácia.


Óxido de zinco

Filtro físico que impede a passagem dos raios UVA e UVB.


P


Paba

É a abreviação de Para Amino Benzoic Acid, que, em português, significa Ácido Para Amino Benzóico. O paba é um dos filtros químicos mais antigos. Ele bloqueia os raios UVB, mas deixa passar os UVA. Algumas pessoas têm alergia a essa substância. Por isso, os rótulos de filtro solar colocam em destaque a sigla paba free (livre de paba).


Parsol MCX

Filtro químico que bloqueia a radiação ultravioleta B (UVB).


PCA-Na

Ingrediente hidratante à base de sódio. Tem a função de reter água na pele, portanto é considerado higroscópico.


Peeling

Raspagem ou afinamento da pele por meio de substâncias ácidas, como ácidos retinóico, glicólico, tricloroacético, alfahidroxiácidos, resorcina e fenol. A solução é aplicada no rosto da paciente, pelo dermatologista, com a ajuda de um pincel. O médico controla o tempo de contato de acordo com a necessidade da pele. Depois do processo de descamação, a superfície fica livre de rugas e manchas.


Perlane

Gel de ácido hialurônico indicado para preencher vincos profundos e cicatrizes e aumentar o volume dos lábios. O produto é injetável e pode causar alergia em pessoas sensíveis à substância. Por isso, é aconselhável fazer um teste antes. A aplicação é feita em uma ou duas sessões, com intervalo de 15 dias, por um médico.


Peróxido de benzoíla

Substância que regula a produção de sebo, combate a proliferação das bactérias causadoras da acne e seca espinhas. É encontrado em produtos disponíveis nas farmácias, em concentrações que variam de 2,5 a 10%. O ativo também pode ser manipulado em doses mais altas, com receita médica. Deve ser usado à noite, no lugar do creme noturno. Se a pele ficar vermelha, passe dia sim, outro não.


Photoderm

Laser que elimina vasinhos. O calor produzido pelo feixe de luz chega até a hemoglobina (pigmento vermelho do sangue), fazendo com que os vasos se fechem e desapareçam. O tratamento é realizado no consultório e dura de três a 12 sessões. O intervalo entre elas é variável: se a pele ficar muito irritada, a aplicação é repetida depois de 20 dias; se ela reagir bem, diminui-se esse período para uma semana.


Poliacrilamida

Substância de preenchimento encontrada sob os nomes comerciais Hidrogel ou Aquamide. Em forma de gel, é injetada em rugas e detona as marcas em uma única sessão.


Polihidroxiácido (PHA)

Mistura de vários alfahidroxiácidos, como glicólico, fítico, málico e mandélico. É o médico quem determina a quantidade usada de cada substância no tratamento à base de peeling ou cosmético. Em doses baixas, os PHAs são usados em cremes, géis ou loções de uso diário. As doses altas são reservadas para os peelings em consultório. Durante o uso, é necessário proteger-se com filtro solar.


Polilático

Ácido que pode ser usado de duas formas: concentrado, como material de preenchimento; ou diluído, para induzir a produção de colágeno pelo próprio organismo, aumentando a sustentação da pele e diminuindo a profundidade das rugas. Nos dois casos, a substância é injetada na derme com uma agulha pequena, de 4 mm. O número de picadas depende do tamanho da área a ser tratada. No geral, é preciso totalizar entre duas e cinco sessões, sendo uma a cada 15 dias. O efeito dura de um ano a um ano e meio.


Preenchimento

Procedimento indicado para colocar um ponto final em rugas e vincos. Pode ser feito com implantes líquidos (PDM, Polidimetilsyloxane, Syloxane), em forma de gel (Perlane, Restylane, Artecoll, Alloderm e Zyderm) ou sólidos (Goretex). Todos eles são injetados sob a pele em quantidades ideais para preencher a cavidade.


Princípio ativo

É a denominação dada ao ingrediente mais eficaz entre todos presentes em um cosmético.


Ptiríase alba

Mancha branca, de formato indefinido, que surge em peles muito ressecadas. Para combatê-la, os dermatologistas recomendam formulações hidratantes a base de uréia e cremes com corticóide. Quem tem o problema deve passar diariamente um filtro solar potente, com fator de proteção superior a 25.


Q


Q10

Espécie de enzima que aumenta a oxigenação celular, melhora a hidratação e a elasticidade da pele. É uma substância utilizada em hidratantes e anti-rugas.


Q-switch Nd: YAG Laser

Usado para eliminar manchas escuras e para apagar tatuagens feitas com uma ou mais das seguintes cores: laranja, vermelho, púrpura e preto. O feixe de luz é atraído pelo pigmento e pode chegar até a derme. O número de sessões varia conforme a extensão do problema. Mas, no geral, os médicos fazem de três a dez aplicações. O intervalo entre elas é de cerca de 30 dias.


Quantum

Laser com ação semelhante ao Cooltouch. Aumenta a produção de colágeno, suavizando rugas superficiais. São necessárias de quatro a dez aplicações, com intervalos mensais, para surtir efeito - todas realizadas no consultório médico.


Quelóide

Cicatriz alta que surge quando há uma proliferação excessiva das fibras colágenas e elásticas. Isso acontece em pessoas com predisposição genética, geralmente orientais e negras. O tratamento, que provoca a retração dessas fibras, é feito com corticóides em cremes, adesivos ou injeções subcutâneas.


Queratolíticos

Cremes à base de ingredientes afinadores da pele, como ácidos salicílico e glicólico, resorcina, lactato de amônio e uréia. Eles eliminam a camada de células mortas, renovando a pele.



R


Radical livre

Molécula produzida normalmente pelo organismo, em conseqüência da exposição solar prolongada e da ingestão de substâncias tóxicas, como álcool e gordura. Em excesso, acelera o envelhecimento.


Raffermine

Substância obtida da soja usada nas formulações antiflacidez. Reorganiza as fibras de colágeno, enrijecendo a pele. Para que o efeito seja mantido, é preciso usar o cosmético diariamente.


Resorcina

Tipo de ácido que pode ser incorporado a cremes ou usado em peelings. Nos cosméticos, o ativo vem em concentrações baixas, de 1 a 5%, e é indicado para desobstruir os poros, ajudando no tratamento de acne. Em peelings, dosados de 20 a 80%, dependendo do caso, promove descamação da pele, fazendo surgir uma camada nova, sem rugas ou manchas. O tratamento é feito em consultório médico e exige de uma a seis sessões, com intervalo de um mês entre cada uma.


Restylane

Nome comercial do ácido hialurônico, usado para preenchimento.


Retinóico

É o mais potente ácido derivado da vitamina A. Também conhecido como tretinoína, faz uma descamação na camada superficial da pele para que outra apareça livre de rugas e manchas. Também promove a reorganização do colágeno, conferindo maior elasticidade e firmeza à pele, e regulariza a distribuição de melanina, homogeneizando a cor de todo o rosto. Já foi comprovado cientificamente que o ácido retinóico é a substância mais eficaz para reverter o fotoenvelhecimento. Porém, seus efeitos não param por aí. Ele também combate todos os graus de acne e facilita a retirada de cravos. Em cremes manipulados por dermatologistas, a substância está presente em concentrações variadas, de 0,025 a 1%. Em medicamentos prontos, vendidos sob prescrição médica, de 0,025 a 0,1%. Em peelings químicos, feitos em consultório, de 1 a 7%. Quanto mais elevada a concentração, maior a eficácia do produto. Os cremes manipulados e os medicamentos prontos devem ser usados todas as noites. As aplicações de peeling são realizadas uma vez por semana ou a cada 15 dias. Para resultados satisfatórios, é necessário repeti-las seis vezes. No início, a pele fica vermelha. Depois, começa a descamar de forma tão discreta que quase não se percebe. Por precaução, a recomendação é usar bloqueador solar todas as manhãs até o fim do tratamento.


Retinóide

Família dos compostos ácidos derivados da vitamina A. São eles: ácido retinóico (ou tretinoína), isotretinoína e adapaleno. Todos regularizam a produção de sebo. Porém, alguns são indicados para acne suave e outros para graus mais severos. Consulte os verbetes referentes a eles.


Rosácea

Também chamada de acne rosácea, deixa a pele vermelha, com pequenos vasos e bolinhas purulentas semelhantes a espinhas. Não há a presença de cravos. O problema costuma surgir em pessoas de pele sensível e com mais de 45 anos de idade. Pode ser desencadeado por stress, mudança repentina de temperatura, ingestão de alimentos apimentados e gordurosos e de bebidas alcoólicas. Esses fatores fragilizam a pele, deixando-a mais suscetível à ação de bactérias e ácaros. Para combatê-los, é indicado o uso de antibióticos via oral (miniciclina, tetraciclina ou metronidazol) e cremes tópicos à base de corticóide.


Rubi

Laser que elimina manchas solares. O calor produzido pelo feixe de luz dissolve a melanina (pigmento escuro), que depois é reabsorvida pelo organismo. Uma única sessão é suficiente para resolver o problema.



S


Salicílico

Ácido que remove as células mortas da superfície da pele, deixando-a mais viçosa. É um dos ingredientes mais comuns de adstringentes e tonificantes. Esses produtos devem ser usados antes do hidratante ou do creme noturno.


Seca

Tipo de pele com carência natural de água ou de óleo.


Selênio

Mineral que fortalece a membrana plasmática, responsável por proteger as células. Com o passar do tempo, essa membrana se desgasta, em conseqüência da menor produção de selênio. Para recuperar os níveis normais, o ideal é ingerir peixes. Outra alternativa é usar creme à base da substância, que tem função antioxidante.


Silício

Elemento que fortalece as estruturas de colágeno e elastina da pele. Pode ser encontrado nas fórmulas de cosméticos ou usado na manipulação de cremes em farmácias. Os produtos devem ser aplicados diariamente, de manhã ou à noite.


Silicone

Ingrediente hidratante que forma uma película invisível sobre a pele, impedindo a perda de água e a penetração de agentes irritantes. O silicone é o ativo principal dos cremes para mãos.



Telangiectasia

Dilatação de vasos capilares que aparece em forma de mancha nas peles claras e sensíveis. Os vasinhos ficam mais concentrados nas maçãs do rosto e na região que circunda o nariz. Os médicos costumam secá-los com laser ou eletrocoagulação, técnica que utiliza agulhas finas com carga elétrica.


Tensine

Derivado da proteína do trigo, forma um filme tensor na superfície da pele. O efeito lifting dura poucas horas. É utilizado em cosméticos contra flacidez e rugas.


Tetraciclina

Antibiótico muito usado no tratamento da acne moderada, graus 2 e 3.


Therma Cool

Aparelho que emite ondas eletromagnéticas para estimular a produção de colágeno, aumentando a sustentação da pele e diminuindo as rugas. Funciona em uma ou duas aplicações, realizadas com um intervalo de um mês. Deixa a pele avermelhada no dia da aplicação, mas o rubor logo desaparece. O Therma Cool foi apresentado no último Congresso Internacional de Dermatologia (realizado em março, em São Francisco, EUA) e deve chegar ao Brasil até o fim deste ano.


Tônico

Produto que estimula a circulação e ajuda na eliminação dos resquícios de loção de limpeza e demaquilante. Também retira o excesso de oleosidade da pele. Pode ser composto por álcool, água, extrato de hamamélis (adstringente) e azuleno (calmante). Alguns produtos contêm ainda ácidos glicólico ou salicílico. O certo é aplicar duas vezes ao dia: antes do hidratante e do creme noturno.


Tricloracético

Ácido usado em peelings para combater rugas e manchas e enrijecer a pele. Seu poder de ação depende da concentração escolhida pelo médico: em 10%, a substância penetra de forma superficial; em 50%, de maneira profunda. Muitas vezes, uma única sessão resolve o problema. Mas há casos em que é necessário reaplicar o produto depois de 60 dias. A pele fica bastante sensível durante um mês: formam-se crostas que, quando caem, fazem surgir uma pele nova, com aparência rosada. Quem se submete ao tratamento deve usar bloqueador solar por três meses seguidos.


Trifásica

Emulsão que segue os mesmos princípios da bifásica. Porém, possui três (em vez de duas) substâncias que não se unem dentro da embalagem. A mistura dos ativos ocorre apenas fora do frasco, no momento da aplicação na pele.



U


Unitan

Substância usada em bronzeadores para estimular a produção de melanina e acelerar o bronzeamento.


V


Vasculight

Laser que elimina varizes e microvarizes, pequenos vasos da face (telangiectasia), manchas escuras causadas pelo sol, hemangiomas, rosáceas, quelóides, pêlos e ainda remove tatuagem. O aparelho emite um feixe de luz intensa e pulsada que penetra na pele até alcançar o problema a ser tratado. A aplicação é rápida (dura cerca de 15 minutos), pouco traumática e quase indolor. São necessárias de uma a três sessões, com intervalo de 15 dias a dois meses entre cada uma. Depois do tratamento, é

necessário evitar a exposição ao sol.


Veículo

É o que leva os princípios ativos para dentro da pele. Pode ser apresentado em forma de gel, fluido ou loção (indicados para peles oleosas e mistas), creme (para peles normais e secas), sérum (para as sensíveis) ou óleo (para as muito ressecadas).



X


Xantina

Substância extraída de diversas plantas. Estimula a circulação sanguínea da pele, clareando olheiras e hematomas.



Z


Zorac

Medicamento à base de tazaroteno, usado para combater acne de graus 1 e 2.


Açaí - Fruta altamente energética, importante ação antioxidante, antimicrobiana.

Ácido Cítrico - Totalmente biodegradável, auxilia na uniformidade da limpeza, na rinsabilidade e reduz o filme residual de graxos nos cabelos


Alantoína - Encontrada nas raízes e rizomas do confrei, ação estimulante da proliferação celular, ativadora da cicatrização, é hidrolisada na pele, formando uréia, propriedade hidratante regenerador cutâneo potente.


Aminoácidos do trigo - Confere hidratação, nutrição e brilho aos fios. Contêm um peso molecular ao seu redor de 150, que os tornam capazes de penetrar no córtex do cabelo, oferecendo notável propriedade de retenção de umidade. Por ser altamente umectante pode aumentar o brilho do cabelo. Hidrata profundamente os fios, reduz a fragilidade e o volume excessivo, melhora a penteabilidade, controla a eletricidade estática, formando uma camada protetora que impede a ação nociva de agentes externos, deixando os cabelos soltos maleáveis e brilhantes.


Argila Branca - Contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele), reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptico, cicatrizante.


Argila Rosa - Além dos benefícios da Argila Branca, possui grande poder tensor, indicada nos tratamentos de flacidez tissular, combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, reidrata a pele e as mucosas, combate radicais livres.


Argila Verde - Adstringente, estimulante da renovação celular, remove o excesso de oleosidade, depurante potente e desintoxicante. Dá oxigenação aos tecidos, melhorando a circulação e depurando as toxinas.


Arnica - Utilizado nos tratamentos cosméticos proporcionando alívio das dores musculares, causando um efeito anestésico, relaxante e também antiflamatório.


Buriti - Rico em pró-vitamina A, barreira de proteção natural da pele, prolonga hidratação e sedosidade, aumenta a elasticidade da pele, previne o ressecamento causado pela exposição solar.


Calêndula - Indicada para tratamento de queimaduras e inflamações acelera a reepitelizaçao, formando novos tecidos, tem rápida absorção cutânea pós-sol, óleos essenciais ricos em saponinas e flavonóides, capacidade de formar mucilagens, cicatrizante, efeito antiinflamatório, anti-séptico, analgésico, emoliente, vaso dilatador e Tonico da pele.


Cânfora - Anti-séptico potente, afrodisíaco e analgésico.


Castanha do Pará - Excelente emoliente, forma filme protetor na pele evitando a perda de água. Hidratante para o corpo, cabelo e unhas, lubrificante em cicatrizes, o extrato da castanha é um excelente condicionador de cabelos.


Chá verde - Pelo fato de ser produzido por processos menos drásticos mantém intactos alguns dos constituintes iniciais existentes nas folhas da planta, como os polifenóis, que são substâncias que possuem propriedades antioxidantes muito potentes, mais efetivas ainda que as das vitaminas C e E. Além disso, possui cafeína, teobromina, algumas vitaminas, minerais e óleos essenciais. Também possui propriedades termogênicas, quer dizer, ajuda a queimar calorias ingeridas, pois aumenta as taxas metabólicas e acelera a oxidação das gorduras, têm ação na prevenção na oxidação do colesterol, retardando ou inibindo a formação de placas de arteriosclerose.


Chocolate/Cacau - Rico em gorduras. A manteiga de cacau muito usada para emoliencia possui a teobromina, um alcalóide estimulante e tonificante. Rico em cafeína. Na região do hipotálamo, neurônios olfativos liberam diversos hormônios, inclusive os sexuais. Seus compostos ao serem metabolizados liberam oxigênio e causam estímulos desta glândula, o que faz com que elas produzam mais de alguns de seus hormônios como a seratonina. Tem efeito sobre a sensação de prazer do individuo, o que acaba facilitando o orgasmo (efeito afrodisíaco).

Os óleos podem ser utilizados também para distúrbios depressivos. Estimulante da circulação e aquecedor.


Copaíba - Anti-séptico, cicatrizante e principal ativo é o beta carofileno (óleo germicida), auxilia na alimentação dos tecidos por aumentar o acesso dos nutrientes ao tecido.


Cupuaçu - Ótimo hidratante, graças a sua alta capacidade de absorção de água, duas vezes maior que da Lanolina, possibilita a recuperação da umidade natural da pele. A manteiga de cupuaçu age sobre o tecido cutâneo formando um filme protetor que impede a evaporação da água na pele. Excelente emoliente de toque seco. Promove toque agradável e sedoso a pele e ao cabelo.


D-Pantenol - O D-Pantenol ou Pró-Vitamina B5 age como um condicionador nos fios dos cabelos, Evita a formação de pontas duplas, facilitando o penteado. Repara os danos causados pela água quente, tinturas, permanentes e outros agentes químicos, dando-lhe brilho e maciez par aos cabelos.

Erva de São João - Indicadas para tratamentos calmantes, cicatrizantes, antibactericida e antiflamatório.


Extrato de Banana - A banana é rica em mucilagem (polinecarídeos), Vitaminas (A, complexo B, niacidamina), sais minerais (Sódio, potássio, fósforo). É um excelente hidratante condicionador, proporciona textura, volume e maciez aos cabelos. Ideal para pontas ressecadas, pois a mucilagem, encontrada no Extrato de Banana, protege naturalmente os fios e restaura da raiz as pontas em poucos minutos.


Extrato de Cacau - A polpa do cacau contém pequeno teor de gordura.Possui carboidratos (ramnose, arabinose, galactose) mucilagem, ácidos orgânicos (cítrico), pequeno teor de vitaminas (acido ascórbico, riboflavina, niacina, tiamina), sais minerais e traços de proteínas. Hidratante, umectante, emoliente e condicionador, é indicado para cabelos normais e secos para melhorar a textura e o volume.


Extrato de Gérmen de Trigo - Alto teor de proteínas, vitamina E e óleos vegetais insaturados, ação Tonica e fortificante, aumenta o poder de resistência à fadiga dos tecidos. Fortalece os vasos sanguíneos evitando a ocorrência de varizes. Revitaliza a pele evitando o ressecamento e aparecimento de rugas.


Extrato de Pêssego - O pêssego contém água sais minerais e aminoácidos. Tem propriedades hidratantes, nutrientes e remineralizante, proporcionando emoliencia, brilho e maciez aos cabelos.


Fuccus - Algas marinhas ricas em sais minerais, iodo e fósforo. Exerce efeito neutralizador sobre a glândula tireóide, indicado contra obesidade. Ativador das funções cerebrais tem capacidade de diminuir edemas. É um controlador hídrico potente.


Gingko Biloba - Atua nos casos de distúrbios circulatórios, favorece a oxigenação dos tecidos, tem ação anti-radicais livres, efeito protetor sobre o metabolismo celular, antienvelhecimento precoce, rica em flavonóides.


Glicina de Soja - Composto graxo sintetizado em associação aos princípios ativos da soja, emoliencia, antitempo, revigorante tissular.


Guaraná - Propriedades adstringentes, tonificantes, promovendo sensação de vigor durante e depois do banho. Combate às infecções microbianas, estimulador da circulação. Potente anti-séptico, ativador da circulação periférica.


Hyperemin (Nicotinato de Metila) - Sintetizado laboratorialmente, agente hiperemico indicado nos tratamentos de celulite e gordura localizada.Utilizado nos tratamentos de prevenção de varizes, melhora o aspecto de células cutâneas, utilizado também em afecções da circulação.


Isoflavona - Rica em fibras e proteínas, indicada para combater os efeitos do climatério. Soja, usada em cosméticos é uma arma contra rugas e flacidez. Seu principio ativo é a isoflavona, um hormônio natural que de acordo com vários especialistas ameniza os sintomas do climatério, como as ondas de calor. Na pele inibiria a ação de enzimas que dificultam a produção das fibras responsáveis pela sustentação e elasticidade, seus componentes protéicos ajudam a recuperar cabelos danificados, minerais e vitaminas auxiliam na nutrição da pele e dos fios, alem disso o óleo, por ser solúvel na água é ótimo para ser usado em produtos de praia e piscina, anticelulítica.


Jaborandi - Poderoso aliado na luta contra queda de cabelo, anti-seborréico, antiinflamatório, fortalecedor e acelerador de células no couro cabeludo. Mantém o equilíbrio hídrico dos tecidos.


Keratoline - Uma enzima que ajuda a promover a renovação e clareamento da pele, evitando sensibilização e ressecamento.


Lanolina Anidra - Hidratante e amaciante, a lanolina é obtida como um subproduto da lã bruta de carneiros. Rapidamente absorvida pelo couro cabeludo e pela haste capilar, é ideal para transportar as substancias que se deseja que sejam absorvidas pelos fios.Reduz a aspereza e melhora a aparência dos cabelos.


Lauril Sulfato de Sódio - Biodegradável, possui ação detergente e emulsificante.


Manteiga de Karitê - É a gordura Natural extraída da noz do karitê, que é originário da África. Emoliente e suavizante apresentam grande concentração de proteínas e possuem grande capacidade de aderência aos fios, proporcionando revitalização, nutrição, proteção e brilho aos


Manteiga de Manga - É uma gordura leve extraída, do caroço da manga, livre de pesticidas e de antioxidantes sintéticos.Rica em ácidos graxos, especialmente ácido esteárico e acido oléico, tem um toque emoliente exuberante.Possui propriedades hidratantes, reestruturante e regenerador.


Manteiga das Palmeiras Amazônicas - A palmeira da Amazônia é rica em um óleo utilizado pelos indígenas como antibacteriano e protetor de feridas abertas. A Manteiga é obtida através da amêndoa, fruto da palmeira do gênero Astrocaryon da floresta amazônica, encontrada nos estados do Acre e Amazonas. Oferece uma hiperemoliência aos fios ressecados, rebeldes e com volume excessivo. Recupera e nutri os Cabelos quimicamente tratados ou expostos ao sol com freqüência.


Melissa - Poderes antioxidantes, antiinflamatórios, revigorante para peles e cabelos cansados e sem vida, auxilia na manutenção do sistema imunológico, sedativo, age em infecções virais, Óleo essencial usado para combater a depressão.


Mentol - Refrescante, adstringente, evita afecções na pele e no couro cabeludo controlando a seborréia. Antiinflamatório, cicatrizante, controlador de oleosidade.


Óleo de Jojoba - É uma cera líquida que não fica rançosa, é eficiente no tratamento de caspa e na eliminação dos acúmulos de resíduos no couro cabeludo, deixando-o limpo e livre para crescimento de fios saudáveis.


Óleo de Macadâmia - É extraído das nozes da macadâmia. É considerado a fonte natura mais rica em ácido palmitoleico (cerca de 25%), ácido graxos que proporciona nutrição, hidratação e brilho aos fios, além de colaborar para a recuperação da luminosidade e maciez natural dos ca


Óleo essencial de Bergamota - Anti-séptico, antibiótico, antiespasmódico, antidepressivo, secativo e antitermico.


Própolis - Produto extraído de colméias é uma mistura de resina de árvores, flores e vegetais. Possui propriedade antibiótica, antiviral, antiparasitária e antiinflamatória. Apresenta propriedades cicatrizantes e analgésicas, também utilizado em tratamentos de doenças da pele como antiacne e cicatrizante.


Proteína Hidrolisada do Arroz - Um antioxidante natural, proporciona maior proteção e manutenção da cor por mais tempo, garantindo assim luminosidade e cromoticidade aos cabelos tingidos. Forma um filme de proteção a agentes externos, evitando que impurezas repousem sobre a haste capilar e também no couro cabeludo.


Proteína Hidrolisada do Milho - Proporciona hidratação, brilho e maciez aos cabelos altamente ressecados por processos químicos.


Proteínas Hidrolisadas da Soja - Além de proporcionar brilho e maciez, a soja apresenta outros ativos como a Íris iso (isoflavona), que restauram os cabelos ressecados.


Proteína Hidrolisada do trigo - Oferece emoliência aos cabelos com escamas abertas, auxiliando na conservação e preservação da integridade dos fios.Dá brilho e melhora sua penteabilidade.


Proteína Termoativada - É uma proteína desenvolvida em laboratório, que forma um filme protetor em torno da haste capilar. Quando submetida ao calor do secador, além do filme, forma uma rede de proteção à estrutura protéica dos fios.


Quitosana - É obtidos através da quitina, um bipolímero natural e biodegradável, encontrado nas cascas secas de crustáceos, como o camarão e a lagosta. Contém um antioxidante que aumenta a eficácia dos produtos cosméticos. Quando utilizados em tratamentos capilares, formam um filme protetor e tensor, semelhante ao verniz, capaz de fixar outros ativos, deixando o cabelo eletricamente equilibrado, facilitando, assim, o penteado. Evita a formação de pontas duplas, hidrata, vitaliza e promove sedosidade, melhorando também o brilho e volume dos cabelos.


Rosmarino ( Alecrim ) - Atividade antioxidante, combate os radicais livres, antibacteriano potente, fornece a pele brilho, maciez e sedosidade.


Sulfato de Magnésio - Potente agente contra edemas regula o equilíbrio hídrico da pele e do couro cabeludo. Combate à celulite, compõe componentes celulares.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora